Fundamental II

Conheça nosso currículo escolar

O currículo escolar do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio é determinado pelos objetivos educacionais expressos no Projeto Pedagógico do colégio para a formação de jovens e segue, também, as orientações do Sistema Anglo de Ensino, de acordo com o material didático adotado, tudo, com a finalidade de desenvolver as competências e habilidades dos alunos tendo em vista seu desenvolvimento integral e sua preparação para o vestibular.

A organização curricular do Anglo Taubaté oferecerá uma formação básica que alia informações e conteúdos disciplinares entre si, com valores e atitudes, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e o alcance de competências importantes para a vida pessoal e social e para o trabalho.

Tanto a base nacional comum como a parte diversificada estão organizadas de forma a integrar e contextualizar o conhecimento.

Portanto, o currículo apresenta conteúdos e estratégias de aprendizagem que permitem ao aluno o desenvolvimento de competências tais como: buscar, selecionar e organizar informações; propor soluções para problemas cotidianos, ser capaz de trabalhar em equipe; saber comunicar-se; fazer uso dos conhecimentos adquiridos para elaborar críticas; ser capaz de relacionar diferentes fenômenos dentro de uma disciplina, entre disciplinas de uma área e entre as áreas do conhecimento escolar, construindo pensamento orgânico, isto é, sendo capaz de conceber o todo como produto da interação das partes que o compõe. Tais qualidades apontam para as quatro grandes necessidades de aprendizagem dos cidadãos às quais a educação deve responder: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, segundo a UNESCO em seu relatório da Reunião Internacional sobre Educação para o século XXI. E com uma recomendação: que nenhuma delas (as quatro necessidades) seja negligenciada. O desenvolvimento das competências curriculares será pautado por algumas abordagens e recursos de especial relevância: a interdisciplinaridade, a contextualização e a integração do corpo de conhecimentos.

Ensino Fundamental II

• Metodologia

Tendo como princípio que conhecer é um processo e não um produto, nosso currículo integra elementos culturais, conhecimentos, valores, costumes, crenças e hábitos que constroem uma proposta político-educativa pensada e impulsionada para uma formação geral e completa. Não se trata de pensar apenas em um rol de conteúdos a serem transmitidos para um sujeito passivo. As atitudes, as habilidades mentais, por exemplo, também fazem parte da formação de nosso aluno.

O conhecimento será o nosso ponto de partida, ou seja, o currículo terá como referência o conhecimento acumulado pela humanidade em seu processo de enfrentamento da realidade. Sendo assim, não se trata aqui de qualquer conhecimento, mas daqueles considerados fundamentais para se dar conta da compreensão do real e da capacitação dos sujeitos para o seu enfrentamento e alteração, sempre que isso se fizer necessário.

• Objetivos

Os objetivos da Escola para o Ensino Fundamental Anos Finais, em continuidade e articulados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, são:

  • • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
  • • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
  • • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Desenvolvimento do hábito e da rotina de estudos

No Anglo, o aluno aprende a desenvolver o hábito de estudo a partir da organização de uma rotina equilibrada com a supervisão da orientação educacional.

Aqui, não se estuda apenas para tirar nota na prova, estuda-se para aprender!

Carga horária semanal

Português 4 4 3 3
Redação 2 2 2 2
Inglês 2 2 2 2
História 2 2 2 2
Geografia 2 2 2 2
Física 2 2
Química 2 2
Biologia 2
Ciências 3 3
Matemática 5 5 5 5
Educação Física 2 2 2 2
Artes 1 1 1 1
Desenho Geométrico 1 1 1
Espanhol 1 1 1
Educação Socioemocional 1 1 1 1
Pensamento Computacional 1 1 1 1
Material didático impresso
4 apostilas
Material complementar
Anglo de Inglês e Artes
Material complementar Anglo
de Espanhol e Desenho Geométrico
(7° ao 9° ano)
Material de Pensamento
Computacional
Material de Educação
Socioemocional

PLURALL - A melhor plataforma digital do país!

Esse é um importante recurso pedagógico, pois é uma plataforma prática, organizada e inovadora, desenvolvida para permitir que, além de estudar com o aplicativo, nossos alunos possam tirar dúvidas online para agilizar o processo de realização dos diversos tipos de tarefa.

Com esse aplicativo, os estudantes têm acesso ao nosso material didático e também a conteúdos vistos em sala de aula, além das provas do ENEM e dos principais vestibulares do país, que podem ser acessadas por meio de computadores, celulares ou tablets. O Plurall acompanha os alunos 24 horas por dia! Além disso, as escolas e os pais podem extrair relatórios de desempenho com os resultados dos alunos, especificando suas maiores dificuldades. Os professores podem, ainda, criar as próprias atividades, o que possibilita a gestão pedagógica aula a aula e a personalização das estratégias de ensino. Todos esses recursos variam para atender as especificidades de cada material didático usado. Com o Plurall na mão, nossos alunos vão ainda mais longe!

Plantão de dúvidas

Lembrando o lema do Anglo – “Aula dada, aula estudada”, quem estuda tem dúvidas. A existência da dúvida indica que o aluno estudou e que está em pro cesso de aprendizado. Para sanar as dúvidas, o aluno Anglo conta com plantão de dúvidas de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Educação Física

• 6º ao 8º ano: esportes coletivos (futsal, vôlei, handebol e basquete) ou outras atividades físicas, de expressão corporal durante o período da manhã.

• 9º ano: esportes coletivos (futsal, vôlei, handebol e basquete), no período da tarde. Pode-se validar práticas esportivas realizadas em clubes ou academias no currículo da escola.

Trabalho de conclusão de curso (TCC) - 9° ano

Pesquisar, selecionar, analisar, inferir, concluir. Todas essas competências estão presentes no desenvolvimento do TCC, trabalho de pesquisa científica realizado pelos alunos do 9º ano.

Sob a orientação de um professor-orientador, os alunos desenvolvem dois tipos de trabalho - Trabalho Escrito (TCC) e a Apresentação Oral - a partir de uma pesquisa interdisciplinar.

TRABALHO EM EQUIPE
+
FLUÊNCIA ESCRITA
+
ORATÓRIA
+
CRIATIVIDADE
+
AUTONOMIA

Treinamento para Olimpíadas do conhecimento

Em nossa Escola, incentivamos o aprofundamento de conhecimentos. As aulas de treinamento para as olimpíadas do conhecimento desafiam os alunos, preparando-os para as competições nacionais e internacionais.

Aqui, os alunos são estimulados em diversas áreas: Matemática, Informática, Astronomia, Física, Química, História, Português entre outras.

As aulas são planejadas e ministradas por professores especializados e ocorrem no período da tarde.


Conheça nossos projetos pedagógicos