Metodologia

O Ensino Médio configura-se como a consolidação e o aprofundamento do ensino fundamental: a continuação do desenvolvimento da capacidade de aprender e a compreensão do mundo físico, social e cultural.

Tem como finalidade e intenção o desenvolvimento de valores, competências e habilidades voltadas à formação de pessoas e cidadãos autônomos, críticos e competentes. Isso deve ser o conteúdo fundamental na preparação para o prosseguimento dos estudos, e não apenas – nem principalmente – o acúmulo de informações.

O Ensino Médio deve se voltar ao desenvolvimento de competências básicas, tanto para o exercício da cidadania quanto para o desenvolvimento de atividades práticas, na perspectiva de uma aprendizagem permanente e de uma formação continuada. Tudo isso está presente no nosso Ensino Médio, tornando-o também um ponto forte na preparação para o Vestibular. Motivo pelo qual somos reconhecidos na comunidade e procurados por pais e alunos.

Todo o conhecimento traz consigo um conjunto de valores, habilidades e conceitos e no processo ensino-aprendizagem as informações não podem ser consideradas elementos autônomos das atitudes e dos valores. Porque mais importante do que acumular informações sobre qualquer assunto é dar significado ao conhecimento. Para isso o aluno deve construir seu conhecimento e refletir sobre os valores inerentes a ele (ao conhecimento), buscando informações, selecionando e organizando as informações obtidas, relacionando-as e interpretando-as. Esse conhecimento, “construído significativamente”, abre ao educando a possibilidade de compreender o mundo, em permanente transformação, e de nele intervir de modo responsável e ético, de integrar-se ao grupo e nele exercer sua plena cidadania.

Objetivos

O Ensino Médio do Anglo Taubaté tem por objetivo geral a formação do adolescente, visando ao desenvolvimento das suas potencialidades como elemento de autorrealização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania e, por objetivo específico, a formação básica do aluno com consciência social, crítica, solidária e democrática, de maneira que vá, gradativamente, se percebendo como agente do processo de construção do conhecimento e de transformação das relações entre os homens em sociedade, mediante:

Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitude e valores;
Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
Fortalecimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias para a participação e aprovação nos concursos vestibulares de todas as áreas do conhecimento;
Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
Preparação básica para a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
Compreensão dos fundamentos científico e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Novo Ensino Médio

FORMAÇÃO BÁSICA + CURRÍCULO FLEXÍVEL

No período da manhã, todos os alunos cursam o currículo básico. No período da tarde, cada aluno escolhe o que deseja cursar por áreas de interesse, aptidões e aprofundamento para o vestibular. O currículo fica personalizado e mais atraente.

Anglo Digital

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO

No início do ano letivo, todos os alunos recebem um Chromebook* para acompanhar as aulas e realizar as atividades pedagógicas planejadas pelos professores. Todo o conteúdo digital – LEARNING BOOK – está embarcado nesse device, o que torna o acesso prático em qualquer momento e lugar.

O ANGLO LEARNING BOOK é uma solução inovadora, simples e completa que conecta alunos e escola através de uma plataforma com conteúdo pedagógico totalmente digital, num device apropriado e seguro, apoiando o professor com o monitoramento dos processos individuais de aprendizagem.

*São entregues em sistema de comodato

LIV no Ensino Médio

Sonhos

Metas

Propósitos

A proposta pedagógica do LIV para o Ensino Médio é voltada ao desenvolvimento do Projeto de Vida, um componente obrigatório da BNCC para esse segmento escolar. Projetar a vida vai muito além de traçar metas e cumprir tarefas, pois envolve sonhos, expectativas próprias, familiares e do mundo, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites e potências, além de crítica e perseverança para realizar as escolhas.

Pensando nisso, o currículo do programa foi organizado em três blocos temáticos, um para cada ano: “Como eu estou?”, com foco no autoconhecimento; “O que me move?”, com o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as temáticas atuais e como elas influenciam as escolhas; e “Para onde vou?”, que oferece ferramentas para traçar o caminho possível entre como os alunos estão agora e o que desejam para si e para o mundo no futuro.

Projeto de iniciação Científica (1ª série) e de Empreendedorismo (2ª série)

Esses projetos consistem em uma atividade de pesquisa ou de empreendedorismo desenvolvida, respectivamente, pelos alunos da 1ª e 2ª série. A cada ano, a partir de um Assunto, os professores elaboram sugestões de propostas de pesquisa ou de empreendedorismo para que os alunos, organizados em equipes de trabalho, escolham uma para desenvolver o trabalho. As propostas sugeridas extrapolam o conteúdo programático das disciplinas, pois a finalidade é que trabalhem o conhecimento de uma forma sistêmica, ampliando o olhar sobre o objeto da pesquisa e lidando com as diversas áreas do saber.

Nesses projetos, além dos alunos aprofundarem o conhecimento acerca de um determinado tema, têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências importantes para a sua formação, tais como: trabalho em equipe, fluência escrita e oral, criatividade, planejamento, organização, autonomia, empreendedorismo entre outras.

O desenvolvimento dos projetos ocorre durante o ano letivo, sendo o trabalho acompanhado pelo professor-orientador e avaliado a cada fase e a cada unidade de avaliação. No final do ano, há um dia determinado para que os grupos apresentem o seu trabalho para o público.

Os alunos recebem orientações para o desenvolvimento dos projetos através de palestras proferidas pela Coordenação Pedagógica e do Manual divulgado no início do ano.

Todo ano, os grupos que se destacam no desenvolvimento dos projetos são convidados para participar de congressos científicos em universidades da região, como UNIVAP e UNITAU e feiras, como FENADANTE (Colégio Dante Alighieri de São Paulo) e FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Como resultado, podemos citar a concretização de uma das finalidades do Ensino Médio que é a preparação para o trabalho e para a vida. Por meio de relatos de ex-alunos, eles creditam ao Projeto grande importância para superar as exigências do ensino superior e do mercado de trabalho, como capacidade investigativa, trabalho em equipe, criatividade entre outras habilidades e competências.

Simulados

Ao longo do Ensino Médio, o aluno faz dezenas de simulados para fortalecer a sua preparação para o ENEM e vestibulares mais concorridos do Brasil. São simulados de provas objetivas e discursivas que cobram os conteúdos que mais caem em cada vestibular.

Orientações para o antes, durante e pós simulado

ANTES
Orientações precisas sobre a melhor forma de se preparar para as provas mais concorridas de Medicina. • Como estudar? • O que deve fazer parte da rotina de estudos? • Quais materiais e quais conteúdos devem ser aprofundados para cada prova? • Alimentação, sono e atividades físicas realmente são improtantes em ano de preparação para os vestibulares? • O que é importante para redigir um texto nota dez?
Se você ainda não encontrou as respostas certas a essas questões, venha para a Turma de Medicina do Anglo!
Aqui, a sua rotina será equilibrada para ser eficiente e produtiva. Você terá a melhor preparação acadêmica, técnica e emocional
DURANTE
Para cada prova, uma estratégia! • Como administrar o tempo em uma prova com correção TRI (ENEM)? • Quais são as diferenças entre as estratégias de resolução de uma prova tipo FUVEST e ENEM? • Por qual disciplina começar? • O que fazer primeiro? As questões o Redação? • Técnica pega-varetas funciona mesmo? • Identificar verbos de comando é importante para uma resposta certeira. Como fazer isso? • Como organizar as ideias antes de escrever uma Redação?
Se você ainda não tem essas respostas, nós temos!
Organização do tempo e técnicas de resolução farão diferença em seu rendimento.
PÓS
Aqui, o seu simulado não termina quando você entrega ou envia as suas respostas.
Assim como os atletas, os vestibulandos devem analisiar a sua performance após cada prova! O Anglo tem um diagnóstico pós prova para ajudá-lo a rever os erros e traçars novos rumos. Para cada tipo de erro, uma estratégia.
Por que você errou a questão? Você tem analisado os motivos do erro?
A resposta a essa pergunta direcionará o seu estudo pós prova.
Análise de erro e estratégias de uso fazem parte da nossa preparação

PLURALL - A melhor plataforma digital do país!

Esse é um importante recurso pedagógico, pois é uma plataforma prática, organizada e inovadora, desenvolvida para permitir que, além de estudar com o aplicativo, nossos alunos possam tirar dúvidas online para agilizar o processo de realização dos diversos tipos de tarefa.

Com esse aplicativo, os estudantes têm acesso ao nosso material didático e também a conteúdos vistos em sala de aula, além das provas do ENEM e dos principais vestibulares do país, que podem ser acessadas por meio de computadores, celulares ou tablets. O Plurall acompanha os alunos 24 horas por dia! Além disso, as escolas e os pais podem extrair relatórios de desempenho com os resultados dos alunos, especificando suas maiores dificuldades. Os professores podem, ainda, criar as próprias atividades, o que possibilita a gestão pedagógica aula a aula e a personalização das estratégias de ensino. Todos esses recursos variam para atender as especificidades de cada material didático usado. Com o Plurall na mão, nossos alunos vão ainda mais longe!

Plantão de dúvidas

Lembrando o lema do Anglo – “Aula dada, aula estudada”, quem estuda tem dúvidas. A existência da dúvida indica que o aluno estudou e que está em processo de aprendizado. Para sanar as dúvidas, o aluno Anglo conta com plantão de dúvidas de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Currículo Flexível

Possibilidade de escolher o que cursar de acordo com os interesses?

Sim! No Anglo, o aluno participa da construção do seu currículo escolar e torna-se protagonista de sua trajetória acadêmica.

Atividades Educativas Eletivas

Os professores elaboram cursos de acordo com a proposta pedagógica da escola e considerando-se as demandas pessoais, coletivas, acadêmicas e profissionais futuras para que os alunos:

• Aprimorem o autoconhecimento para a Era da Pós modernidade e da Consciência;

• Descubram gostos, interesses e talentos;

• Entendam e vivenciem a dinâmica social a partir das mudanças globais;

• Partam para a ação, um dos comportamentos mais valorizados atualmente;

• Ampliem o repertório acadêmico, cultural, político, artístico, social e ambiental para que nunca faltem oportunidades e possibilidades;

• Aprendam a aprender, sejam intraempreendedores, condição indispensável para quem não quer ficar à margem das transformações e necessidades futuras e quer continuar sendo “útil” à sociedade.

Algumas atividades são oferecidas aos alunos das três séries, outras para séries específicas.

Os cursos oferecidos aos alunos abrangem as áreas do conhecimento de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN’s) cuja finalidade é aumentar e enriquecer a bagagem cultural de nossos alunos. Ao longo do ano, são dois ciclos de cursos: um no primeiro semestre e outro no segundo. Os cursos têm duração de 8 semanas e são oferecidos no período da tarde.

Essa proposta enriquece a formação geral dos alunos. Os cursos oferecidos complementam o currículo básico, pois apresentam matérias com metodologias diversificadas.

Além disso, os cursos oferecidos contemplam interesses e gostos bastante variados. Os alunos sempre se interessarão por um ou outro curso.

Essas atividades permitem aos alunos vivenciar na prática outros cursos, diferentes daqueles estabelecidos pelo currículo básico do Ensino Médio que fixa uma série de conteúdo. A escolha ocorre sempre após a explanação do resumo do curso pelo professor responsável sendo, portanto, essa escolha consciente.

Como resultado, podemos afirmar que os alunos ampliam a formação acadêmica e têm mais vivências que auxiliam na escolha da carreira universitária.

Cursos na área de Linguagens

Cursos na área de
Ciências Humanas

Cursos na área de Ciências
da Natureza

Cursos na área de Matemática

Para enriquecer ainda mais o currículo, o aluno tem a possibilidade de participar das Unidades Eletivas (ANGLO+) da escola!

Comitê Estudantil - #feraparticipativo

Jovem gosta de refletir, de discutir, de entender e de agir! E nossa escola cria espaço para tudo isso. De forma empreendedora e protagonista, os alunos do Comitê Estudantil planejam e desenvolvem eventos sociais, culturais e solidários, a partir da mobilização de professores, colegas e com a participação da comunidade escolar.

Ações solidárias

Páscoa, Dia das Crianças e Natal são algumas das datas comemorativas que motivam os alunos a desenvolver ações solidárias para beneficiar instituições de nossa cidade. No Intervalo Solidário, projeto desenvolvido pela 1ª Série, os alunos organizam uma feira gastronômica cuja renda é totalmente revertida ao Instituto Empreendedor do Futuro.

Sarau

A proposta aqui é dialogar com diferentes manifestações artísticas e culturais. Com muita criatividade e atitude empreendedora, os alunos organizam uma tarde alegre e festiva, com dança, poesia, música, pintura e comidinhas para reunir colegas, pais e professores.

Tutoria

Ser professor por um dia: essa é a ideia do projeto Tutoria. Um aluno bastante conhecedor de um tema ou assunto planeja uma aula para os colegas que estão precisando de uma força a mais para entender a matéria. Quem ensina aprende mais e reforça o conhecimento; e quem está com alguma dificuldade tem a oportunidade de esclarecer as dúvidas.

Desapegue

Gosta de ler? No Desapegue, a ideia é incentivar a troca, a venda e a compra de livros usados entre os alunos. O Comitê recebe os livros e organiza a ação em alguns intervalos durante o ano.

Grupo de Dança

Se a sua paixão é a dança, aqui você tem espaço para se expressar! Alunos se reúnem e desenvolvem coreografias para apresentações em eventos da escola. É o corpo em movimento, expressando a arte através da dança!

Meninas do Anglo

Projeto que reúne as alunas do Anglo e que promove a reflexão e a discussão de temas para a valorização da mulher.

As reflexões viram práticas por meio de ações culturais e solidárias na escola e em instituições da cidade.

As Meninas do Anglo são atuantes, também, nas redes sociais.

SAT PREP COURSE

Curso preparatório para o SAT, o ENEM americano.

O Scholastic Aptitude Test (SAT) é um teste de aptidão escolar e um dos exames mais comuns dos Estados Unidos utilizado pelas universidades americanas em seu processo de admissão para graduação.

Esses testes são aplicados no Brasil várias vezes por ano e exigem preparação específica para quem deseja obter um excelente rendimento e concorrer a vagas e bolsas de estudo em renomadas universidades. O SAT também é aceito por algumas universidades canadenses e europeias em seus processos de admissão.

No ANGLO SAT® PREP COURSE, serão oferecidas aulas de Matemática, Inglês e simulados do SAT® Reasoning Test.

COM O ANGLO SAT® PREP COURSE, o estudante:

• Conhece o tipo de prova e aprende a administrar melhor o tempo.

• Aprende estratégias para responder às questões mais comuns de forma assertiva.

• Revisa pontos cruciais exigidos no teste de Matemática.

• Melhora a sua compreensão de texto e aprende a eliminar respostas erradas.

• Conhece os vocábulos mais comuns para identificar palavras-chave e entender os enunciados.

• Aprende a escrever um bom texto no tempo determinado.

Treinamento para Olimpíadas do Conhecimento

Em nossa Escola, incentivamos o aprofundamento de conhecimentos. As aulas de treinamento para as olimpíadas do conhecimento desafiam os alunos, preparando-os para as competições nacionais e internacionais.

Aqui, os alunos são estimulados em diversas áreas: Matemática, Informática, Astronomia, Física, Química, História, Português entre outras.

As aulas são planejadas e ministradas por professores especializados e ocorrem no período da tarde.

Algumas universidades públicas e particulares já oferecem vagas a estudantes medalhistas olímpicos em alguns cursos de graduação.

Equipes Esportivas Competitivas

Os alunos interessados em integrar as equipes competitivas da escola devem participar da seletiva no início do ano. As orientações e informações são sempre dadas na primeira semana de aulas pelos professores e coordenação de esportes. As modalidades oferecidas dependerão das adesões e podem ser: vôlei, basquete, hand e futsal, categoria feminina e/ou masculina.

As equipes competitivas participam de campeonatos internos e externos.

É possível validar práticas esportivas realizadas em clubes ou academias no currículo da escola.

Simulação Anglo da ONU - SIMULAT

A Simulação Anglo – Simulat, foi criada em 2019 por alunos do Ensino Médio com grande espírito empreendedor.

A Simulat simula o ambiente diplomático dos comitês internacionais da ONU – Organização das Nações Unidas para discutir a traçar planos nas mais diversas áreas, como: educação, meio ambiente, saúde, relação internacional e paz.

A atuação dos participantes contribui para o desenvolvimento da retórica, da reflexão e do relacionamento interpessoal.

Saídas Pedagógicas e Intercâmbio nas Férias Escolares de Julho

Todos os alunos devem realizar no mínimo uma saída pedagógica por ano. A escola oferece de duas a três possibilidades de saída pedagógica para que o aluno escolha a de seu interesse. As saídas serão oferecidas em épocas distintas e possuem custo adicional.

No mês de julho a escola oferece intercâmbios nacionais e internacionais (conhecidos também como “summers”) para que os alunos, de acordo com seus interesses acadêmicos e projeto de vida, escolham um roteiro para enriquecer o currículo escolar ao mesmo tempo em que desenvolvem competências pessoais.

Ao longo dos últimos dez anos, nossos alunos participaram das seguintes saídas pedagógicas e culturais:

• California State University (Califórnia, EUA);

• The University of British Columbia (Vancouver, Canadá);

• Colegio Parque (Madrid, Espanha);

• Dubai e Abud Dhabi;

• Volunturismo (Cuiabá-Mirim/MT, Brasil) e

• UC Berkeley e visita às principais startups do Vale do Silício (Califórnia, EUA).

Essas vivências contribuem no desenvolvimento de novas perspectivas sobre o ser e o mundo capazes de ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais que surgirão ao longo da trajetória dos alunos.

Queremos que cada aluno construa o seu portfólio desde o Ensino Médio para gerar mais valor para os outros e para si mesmo.

Os summers são indicados aos alunos que pretendem aplicar para as universidades internacionais, pois são experiências valorizadas por aqueles que selecionam os alunos.

Esses intercâmbios possuem custo extra.

Volunturismo

A ideia do volunturismo, um jeito diferente de viajar que une turismo e trabalho voluntário, surgiu da convicção de que o jovem gosta e aprecia trabalhar por um propósito.

Dedicar um tempo das férias escolares de julho, investindo tempo e dinheiro, agrega valor ao currículo, principalmente se o aluno pretende cursar uma faculdade no exterior, pois o trabalho voluntário é um dos atributos mais valorizados pelas universidades americanas.

O primeiro projeto de volunturismo será realizado no Pantanal. Alunos e professores construirão uma horta comunitária na escola municipal de Vila Cuiabá-Mirim e arrecadarão livros e jogos educativos para enriquecer as atividades pedagógicas. Após o encerramento do trabalho voluntário, farão turismo pela região onde será possível apreciar e o rico e exuberante ecossistema pantaneiro.

Essa atividade tem custo extra.