Projeto de iniciação Científica (1ª série) e de Empreendedorismo

Esses projetos consistem em uma atividade de pesquisa ou de empreendedorismo desenvolvida, respectivamente, pelos alunos do 1ª série e da 2ª série. A cada ano, a partir de um assunto, os professores elaboram sugestões de propostas de pesquisa ou de empreendedorismo para que os alunos, organizados em equipes de trabalho, escolham uma para desenvolver o trabalho. As propostas sugeridas extrapolam o conteúdo programático das disciplinas, pois a finalidade é que trabalhem o conhecimento de uma forma sistêmica, ampliando o olhar sobre o objeto da pesquisa e lidando com as diversas áreas do saber.

Nesses projetos, além dos alunos aprofundarem o conhecimento acerca de um determinado tema, têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências importantes para a sua formação, tais como: trabalho em equipe, fluência escrita e oral, criatividade, planejamento, organização, autonomia, empreendedorismo entre outras.

O desenvolvimento dos projetos ocorre durante o ano letivo, sendo o trabalho acompanhado pelo professor-orientador e avaliado a cada fase e a cada unidade de avaliação. No final do ano, há um dia determinado para que os grupos apresentem o seu trabalho para o público.

Os alunos recebem orientações para o desenvolvimento dos projetos através de palestras proferidas pela Coordenação Pedagógica e do Manual divulgado no início do ano.
Todo ano, os grupos que se destacam no desenvolvimento dos projetos são convidados para participar de congressos científicos em universidades da região, como UNIVAP e UNITAU e feiras, como FENADANTE (Colégio Dante Alighieri de São Paulo) e FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Como resultado, podemos citar a concretização de uma das finalidades do Ensino Médio que é a preparação para o trabalho e para a vida. Por meio de relatos de ex-alunos, eles creditam ao Projeto grande importância para superar as exigências do ensino superior e do mercado de trabalho, como capacidade investigativa, trabalho em equipe, criatividade entre outras habilidades e competências.


Temas já trabalhados no projeto:

2022 – UBUNTU – eu sou porque nós somos}
2021 – Criatividade: competência transformadora do sujeito do século XXI
2020 – Tecnologia e seus usos: para onde estamos caminhando?
2019 – Ética no século XXI: valores que (des)afetam o mundo
2018 – Educação, Ciência e Tecnologia: ações humanas reconstruindo vias
2017 – O cuidar e o pertencer nas relações humanas
2016 – Travessias: histórias construídas pelo conhecer, fazer, conviver e ser
2015 – Educação cidadã para transformar o mundo
2014 – Conhecimento: uma construção em rede
2013 – Desejável Mundo Novo
2012 – Adolescência Líquida
2011 – Olhares: passado, presente e futuro
2010 – Conhecer para Ser
2009 – Cidadania: uma construção coletiva
2008 – Século XX em Foco
2007 – Amazônia: múltiplos olhares
2006 – A Construção do Ser Humano por meio dos seus Atos
2005 – Meio Ambiente
2004 – Linguagem
2003 – Fome
2002 – Água, energia e informação: os 3 pilares do século XXI
2001 – São José, com Cassiano